quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bicampeãs: Escolas Municipais de Nova Olinda recebem título 'Escola Nota 10' do governo do estado pela segunda vez

Mais uma vez o município de Nova Olinda é premiado com o título de Escola Nota 10 do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, e do Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5, do governo do estado, com a premiação de três escolas da rede municipal de ensino que vão receber o título pela segunda vez cada uma delas, tornando-se bicampeãs da educação.


O título foi criado pela lei estadual 14.371 de 19 de junho de 2009 e alterada pela lei estadual 15.052 de 06 de dezembro de 2011 que disciplina o "prêmio escola nota dez". Esta legislação determina que a cada ano serão premiadas até 150 escolas públicas do segundo ano e até 150 escolas pública do quinto ano do Ensino Fundamental, também serão beneficiadas as escolas públicas  em igual número das premiadas as que obtiveram  menores resultados nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, do segundo e quinto anos.

Para fazer parte do seleto grupo de Melhores Escolas do Ano e receberem as premiações correspondentes as escolas devem obedecer a alguns critérios estipulados em lei, que são: (I) ter pelo menos 20 (vinte) alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular; (II) ter o Indicador de Desempenho Escolar de Alfabetização/ IDE-Alfa situado no intervalo entre 8,5 e 10,0. Além disso, garante contribuição financeiro  até 150 escolas com menores IDE-Alfa. E mais, os dez municípios melhores colocados no ranking recebem uma parcela diferenciada dos repasses dos recursos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias – ICMS, das transferências estaduais.

Amanhã, o governador Cid Gomes e a secretária da Educação Básica, Isolda Cela, farão o anúncio oficial dos resultados do SPAECE referente ao ano de 2012, quando a cidade de Nova Olinda receberá o título de Escola Nota 10 para as três escolas da rede municipal que participaram da avaliação em condição de concorrente ao título, são elas: José Liberalino da Silva (localizada no bairro Vila Alta) e a José Alencar (Centro) que foram premiadas pelo desempenho do 2º ano e a Escola Reunidas Santo Expedito (Triunfo) que recebe o título pelo 2º e pelo 5º ano do Ensino Fundamental.

A professora Vanda Lúcia Sampaio, secretária da educação do município, em contato com a nossa reportagem, destacou que o município de Nova Olinda será o único na região da CREDE 18 a receber o título de Escola Nota 10 pelos resultados do 5º ano obtido pela Escola Reunidas Santo Expedito e fez questão de ressaltar também o fato inédito de pela primeira vez a cidade de Nova Olinda receber o título para todas as escolas do município que concorreram a premiação e mais pelo fato coincidente de todas as escolas premiadas serem Bicampeãs do prêmio escola nota 10 ‘o que demonstra’ de acordo com a secretária que Nova Olinda detém a marca de melhor educação no estado do Ceará “pela excelência e profissionalismo” com que a administração municipal vem tratando a educação no município.

Em todo o estado do Ceará o SPAECE avaliou 231.680 crianças do Ensino Fundamental em 8.595 escola públicas. A Solenidade de apresentação dos resultados acontecerá a partir das 9 horas, no centro de eventos do Ceará. Estará presente o ministro da educação, Aloísio Mercadante, o prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, e a secretária da educação Vanda Lúcia levará uma comitiva de 52 professores da rede municipal.

SAIBA MAIS

O PAIC - É um programa de cooperação entre Governo do Estado e municípios cearenses com a finalidade de apoiar os municípios para alfabetizar os alunos da rede pública de ensino até o final do segundo ano do ensino fundamental.

O PAIC+5É uma expanção das ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos da rede pública até o 5º ano de escolaridade. Essa iniciativa é denominada Programa Aprendizagem na Idade Certa – PAIC+5 e visa levar aos municípios mais formações para os profissionais, apoio às gestões escolares e aos alunos com dificuldades de aprendizagem, entre outros aspectos.

O SPAECEÉ uma vertente de Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

ESCOLA NOTA 10 - Para reconhecer o esforço pela alfabetização, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quinta edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas de 5º ano, a partir do Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

PREMIAÇÃO - O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00,( dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE. As escolas com menores IDE-Alfa e IDE 5 receberão  contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos do 2º e do 5º anos do ensino fundamental pelo valor per capita de R$1.000,00 (hum mil  reais),  para implementação do plano de melhoria dos resultados de alfabetização  e 5º ano para as escolas que obtiveram os menores resultados no IDE-Alfa e IDE 5.

Redação: Ranilson Silva
Apoio: ASCOM – SEDUC/CE e André Luis Leite – SEDUC / Nova Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário