terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Prefeito se reúne com consórcio para definir o calendário da instalação do aterro sanitário

Ficou acertado que o aterro será instalado em Caririaçu

2013-01-21 16.08.06  2013-01-21 14.29.33

O prefeito Ronaldo Sampaio (PSD) participou de uma reunião promovida pela Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará nesta segunda-feira, dia 21, com representantes do consórcio municipal das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, para discutir os projetos executivos de engenharia para implantação do aterro sanitário do cariri, do centro de triagem e das estações de transferência e os respectivos estudos de impactos ambientais, bem como,  o calendário de execução das obras. Participaram o secretário das cidades, Camilo Santana, os prefeitos Ronaldo Matos (Crato), Raimundo Macêdo (Juazeiro do Norte), Zé Helder (Barbalha), João Marcos (Caririaçu), Delvamberto Soares (Altaneira) e Vamdevelder Francelino (Farias Brito). Os prefeitos dos municípios de Santana do Cariri e de Jardim não compareceram.  A secretária de meio Ambiente Silvana Alencar Homem representou a prefeita, Daniele de Abreu Machado, de Santana do Cariri.    

O encontro aconteceu às 14 horas no hotel encosta da serra no Crato.  O prefeito Ronaldo Sampaio pediu ao governo do estado ‘mais agilidade na condução do projeto’ e lembrou que construção do aterro sanitário precisa sair do papel e para se transformar num importante aliado dos prefeitos no desafio das políticas municipais de tratamento dos resíduos sólidos “e acabar de uma vez por todas com os lixões” disse.

Definição

Na oportunidade o secretário das Cidades, Camilo Santana, anunciou que o Aterro Sanitário Regional do Cariri será implantado no município de Caririaçu. A decisão se deu após análises técnicas favoráveis e aprovação dos novos gestores municipais. Também foram apresentados os custos operacionais e informado sobre o andamento do licenciamento ambiental, que segundo o secretário das cidades  ‘já fora encaminhado’ à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e “está previsto para ser liberado em fevereiro” afirmou.

Investimentos

O novo projeto terá investimentos do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, de R$ 20 milhões. Será no município de Caririaçu, na divisa com o município de Juazeiro do Norte. 

Audiências

Duas audiências serão realizadas em Caririaçu para que o projeto seja debatido com a  população.

Opinião

“Com a implantação desse aterro nós eliminaremos um problema muito grave nos municípios, que são os lixões, e com isso eliminaremos também um problema de saúde pública”, destacou Camilo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário