segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Mestre Espedito Seleiro comemora 73 anos de idade

 

NOVA OLINDA - O artesão Espedito Veloso de Carvalho, Mestre Espedito Seleiro, completa hoje, 29 de outubro de 2012, 73 anos de vida. A data foi lembrada com uma simples, mas bonita homenagem da família, dos amigos, admiradores e do poder público através de apresentações culturais e de uma missa em ação de graças, além da inauguração das novas instalações do seu novo ateliê na Rua Monsenhor Tavares, 109, no centro da cidade.

2012-10-29 19.09.31

O pároco padre Tarciso de Sales presidiu uma celebração eucarística que contou com a animação litúrgica do cantor Cícero do Assaré. O vigário lembrou que o mestre Espedito é uma das maiores personalidades do estado e que é reconhecido no mundo inteiro e que, apesar disso, uma das suas maiores virtudes é a simplicidade de como ele encara a fama. Estudantes de Nova Olinda e de Altaneira encenaram apresentações artísticas e uma banda de música também entoou homenagens.

Novo Ateliê

O vice-prefeito Elízio Manoel Galdino (Cabeludo) representou o poder executivo, a vereadora Maria Pereira da Silva Barbosa (Maria da Coelce) representou o poder legislativo, Edio Callou representou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e também estiveram presentes os representantes da Universidade Regional do Cariri - URCA, da Fundação Casa Grande – Memorial Homem do Cariri e de outras instituições públicas e privadas da região durante a inauguração das novas instalações do novo ateliê onde estão expostas as amostras do trabalho produzido na oficina que fica do outro lado da rua, bem próximo à casa do mestre Espedito Seleiro.ateliê

Nossa reportagem teve o privilégio de ser a primeira equipe de jornalismo a fotografar os ambientes. Tudo está em perfeita ordem e sintonia com o capricho apurado que o mestre Espedito Seleiro emprega em suas produções, com o zelo e o glamour contrastando com o rústico natural das suas matérias primas.

público

ANIVERSÁRIO ESPEDITO SELEIRO1   Personalidades prestigiam o evento

De pai pra filho

Espedito Veloso Carvalho, conhecido como Mestre Espedito Seleiro, herdou do pai a arte de domar o couro e fazer maravilhas utilitárias como selas, gibões, perneiras, chapéus e sapatos campeiros ou de puro adorno.

Natural de Campos Sales, Espedito Seleiro chegou a Nova Olinda aos 12 anos em 1951 onde se estabeleceu e com o pai iniciou o oficio que lhe rendeu o sobrenome seleiro e a fama de artesão e mais recente de mestre da cultura.

Atualmente, mestre Espedito dedica-se a passar sua arte aos filhos, sobrinhos e agregados em sua oficina mantendo o cuidado de passar sua técnica às futuras gerações e a atender a sua vasta clientela de todo o país e de toda parte do mundo.

Tributo ao Mestre

Nos últimos anos o Mestre Espedito viu o empreendimento crescer. A pequena oficina na rua Monsenhor Tavares, nº. 109 – Centro – Nova Olinda, se transformou no ateliê de artefatos de couro mais famoso do Brasil. O seu nome se transformou numa marca famosa do artesanato Cearense e teve peças expostas durante a semana de moda nacional – no São Paulo Fashion Week em 2005 – e vestidas no cinema – como por Marcos Palmeira no filme O Homem que Desafiou o Diabo – e hoje conta com clientes como Regina Casé, Luciano Huck e Guel Arraes. Tanto glamour parece não combinar com a simplicidade deste homem simpático e hospitaleiro. Mas combina sim, basta olhar para o design contemporâneo que ele consegue dar ao couro curtido que pela maestria das suas mãos se transforma em bolsas maravilhosas e lindas sandálias e cintos e tudo mais que sai do alto da sua inteligência em pleno vigor aos 73 anos.

Ao lado de todos os equipamentos culturais e turísticos de que Nova Olinda dispõe para se firmar como Destino Indutor do Turismo Regional o Mestre Espedito se destaca porque como nenhum outro ele tem um carisma encantador e uma disposição incrível para atender aos turistas do mundo todo que visitam Nova Olinda, também, para conhecer o trabalho do Mestre Espedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário