quarta-feira, 4 de julho de 2012

45 municípios já cumpriram meta na campanha contra pólio

Termina nesta sexta-feira (6), a campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil. No início da manhã desta segunda-feira (2), a cobertura em todo o Estado estava em 82,13%, com 539.294 doses aplicadas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é cobertura de 95% da população de 656.647 menores de cinco anos no Ceará. Já cumpriram a meta de imunização 45 municípios. Outros 33 municípios estão com cobertura acima de 90%.

Desde 1988, não é registrado nenhum caso da doença no Estado. Durante a vacinação é também oferecida a megadose de vitamina A, necessária para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e essencial para a saúde dos olhos. A suplementação de vitamina A acontece de forma regular nas rotinas das unidades básicas de saúde e, periodicamente, nas campanhas de vacinação.

Outras vacinas são também disponibilizadas durante a campanha contra a poliomielite. Entre elas, as vacinas contra rotavírus, hepatite B, difteria e tétano. No caso da vacina para proteger contra a hepatite B, é intensificada a vacinação na faixa etária até 29 anos. Menores de cinco anos que ainda não se vacinaram devem ser levados aos postos de saúde dos municípios para receber a dose da vacina contra a poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário