domingo, 6 de maio de 2012

Santana do Cariri: prefeito interino assume prefeitura com a ajuda de um chaveiro

 

O prefeito temporário de Santana do Cariri, vereador Raimundo Ivanildo dos Santos (PSB), que foi empossado na manhã da última sexta-feira, dia 4, precisou da ajuda de um chaveiro para abrir as portas do prédio da prefeitura da cidade porque, de acordo com o vereador Antônio Rodrigues de Meneses (PT), o prefeito afastado Geraldo Eriberto Werton Cruz (PSD), o Beto Garcia, se nega a entregar as chaves do palácio municipal que está fechado desde a manhã da última quinta-feira, dia 3, quando por seis votos a três a câmara municipal decidiu pelo afastamento temporário do cargo de prefeito do Beto Garcia que é acusado de improbidade administrativa. O afastamento é pelo prazo de sessenta dias.

Na tarde deste domingo uma comissão formada por parlamentares, populares e a imprensa tiveram acesso ao interior da prefeitura graças ao trabalho de um chaveiro que se dispôs a abrir as portas da sede do poder executivo santanense.

O vereador Antonio Menezes (Musquito) disse que não houve arrombamento “as portas foram abertas sem forçar” garante. Segundo ele o prefeito afastado “tem a mania de não respeitar os vereadores, mas desta vez ele vai ter de aceitar” frisou. Musquito argumentou que a medida de abrir as portas com a ajuda de um chaveiro sem usar as chaves originais foi necessária porque o prefeito afastado reteve as chaves e não abriu as portas da prefeitura. Ele contou também que o atual prefeito Raimundo Ivanildo precisa dar o expediente que compete ao prefeito e por isso irá despachar dentro da prefeitura “enquanto ele (Ivanildo) estiver no cargo” disse. O vereador adiantou que por enquanto o prefeito não irá fazer mudanças no quadro de funcionários e mesmo os secretários municipais que colaborarem com o trabalho do prefeito empossado continuam nos cargos.

A principal tarefa do prefeito interino será dar informações à câmara municipal que investiga Beto Garcia e que segundo o vereador não foram repassadas a Comissão Parlamentar que investiga denúncias do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Juracildo Fernandes da Silva, e apontam para ato de improbidade administrativa.

O vereador garante que a comissão de vereadores está tomando todos os cuidados necessários para manter a prefeitura na mais perfeita ordem para evitar que num eventual retorno antecipado ao cargo o prefeito Beto Garcia queira responsabilizar o prefeito interino pelo sumiço de qualquer material. De acordo com Musquito o Beto Garcia já teria impetrado um mandado de segurança junto ao tribunal de justiça pedindo a recondução a prefeitura.

Ele não descarta esta possibilidade mas acredita que um dia de trabalho será suficiente para conseguir toda a documentação de que precisa para comprovar as denúncias contra o gestor afastado.

Entenda melhor o caso

Quinta-feira, dia 3.

Os vereadores de Santana do Cariri afastaram do cargo o prefeito Geraldo Eriberto Werton Cruz (PSD) por suposto crime de improbidade administrativa.

Motivação - Após realizarem uma investigação, os parlamentares apuraram que o gestor permitiu que o secretário de Finanças, José Mauro Dias, trocasse cheques por dinheiro da conta da Prefeitura. A denúncia que gerou a apuração dos fatos partiu do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Juracildo Fernandes da Silva.

Sexta-feira, dia 4.

Durante uma sessão extraordinária os atuais presidente e vice-presidente da Câmara de Santa do Cariri que são pré-candidatos às eleições municipais renunciam aos cargos da mesa diretora para não assumir o cargo de prefeito temendo perder a elegibilidade. Na mesma sessão a Câmara elegeu o vereador Raimundo Ivanildo dos Santos (PSB) para assumir o posto.

Medidas - Após a sessão plenária, a Câmara Municipal de Santana do Cariri enviou uma cópia da ata da sessão que afastou o prefeito para a comarca local, as agências bancárias, a Justiça Federal e o Tribunal de Contas

Sábado, dia 5.

A cidade de Santana do Cariri tem um dia tenso, com manifestações políticas por todos os lados, sobretudo, a respeito do prefeito empossado assumir o cargo na prefeitura. O prefeito interino deu expediente na câmara.

Domingo, dia 6.

No fim da tarde o prefeito interino acompanhado de uma comissão formada por vereadores, populares e a imprensa entra no prédio da prefeitura com a ajuda de um chaveiro.

Justificativas

O Antônio Rodrigues de Meneses (PT), disse que o prefeito Beto Garcia infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Para que Geraldo Eriberto estivesse de acordo com o que manda a legislação, seria necessário que os cheques estivessem nominais à empresa e  e à pessoa sacadora", afirmou.


Base legal - A Câmara de Vereadores da cidade enviou um ofício ao prefeito solicitando informações que esclarecessem a ação do secretário. No entanto, passado um prazo de 60 dias sem resposta do gestor, a Casa resolveu aplicar a Lei 12.550, que prevê o afastamento ou cassação de mandatos por crime político administrativo.

Silêncio
O prefeito afastado foi procurado pela nossa reportagem mas decidiu não falar sobre o assunto. Na sexta-feira Beto Garcia ainda chegou a marcar uma entrevista mas no horário marcado desistiu de dar explicações, alegando que estava em reunião com seus advogados.e não retornou as ligações. 

2 comentários:

  1. ISSO AI É A VERSÃO DELES, MAIS AS COISAS NÃO SÃO BEM ASSIM, ELES PASSARAM POR CIMA DE UMA SÉRIE DE LEIS DO MUNICIPIO (LEI ORGANICA DO MUNICIPIO), E TUDO QUE FIZERAM FIO TOTALMENTE IRREGULAR. VEIJAMOS BEM :
    1- A PRESIDENTE DA CAMARA , QUANDO DISSE QUE NÃO QUERIA ASSUMIR A PREFEITURA, ELA AUTOMATICAMENTE, PERDERIA O CARGO.
    2- DO DIA SEGUINTE, ELE CONVOCOU, UMA EXTRAORDINARIA PARA IMPOSSAR IVANILDO PRESIDENTE. ORA SE ELE NÃO ERA PRESIDENTE, COMO ELE COMVOCA UMA EXTRAORDINARIA ? A EXTRAORDINARIA SÓ PODERIA SE CONVOCADA POR A MAIORIA ABSOLUTA DOS VERIADORES, ISSO NÃO ACONTECEU.
    3-DE ACORDO COM A LEI ORGANICA DO MUNICIPIO, UMA CONVOCAÇÃO EXTRAOUDINARIA SO PODE SER FEITA COM 5 DIAS DE ANTECEDENCIA, ISSO NÃO ACONTECEU.
    4-FICOU ACORDADO QUE QUEM ASSUMIRIA A PREFEITURA SERIA O JUIZ DA COMARCA, ELE NÃO QUIZ, E DE ACORDO COM OS VERIADORES, ELE ACONSELHOU QUE IMPOSSASE UM VEREADOR COMO PRESISENTE DA CAMARA QUE PUDESSE ASSUMIR A PREFEITURA, E ASSIM ELES FIZERAM. MESMO PASSANDO POR CIMA DA LEI QUE REGE O MUNICIPIO, RASGANDO A NOSSA CONSTITUIÇÃO.
    5- DEPOIS DE IMPOSSADO PREFEITO, O SENHOR IVANILDO, COMVOCA UMA EXTRAORDINARIA DA CAMARA PARA IMPOSSAR UM SUPLENTE DE VEREADOR, E NO OFICIO ASSINA COMO PRESIDENTE DA CASA, NÃO SENDO MAIS, E SIM PREFEITO, E SEM RESPEITAR OS 5 DIAS DE ANTECEDENCIA.
    6-ELES NÃO ESPERARAM A DESIZÃO OFICIAL DA JUSTIÇA, E COM A AJUDA DE DEPUTADOS, PRICIPALMENTE DO CAPITÃO WANDER, O QUAL OS POLICIAIS MORREM DE MEDO DELES, POIS ELE É O DEFENSORDOS POLICIAIS, DEIXARAM QUE ARRONBASSEM AS PORTAS DA PREFEITURA, EM PLENO DOMINGO, SEM NENHUMA ORDEM JUDICIAL, SOMENTE A CERTEZA QUE O JUIZ DARIA GANHO DE CAUSA A ELES , POIS TUDO FOI FEITO DE ACORDA COM O QUE O JUIZ INSTRUIU.
    ENTÃO SENHOR RANILSON SILVA ISSO ESTA CERTO ?, E ISSO É SÓ ALGUMAS IRREGULARIDADES, QUE FORAM COMETIDAS POR ESTAS PESSOAS, E TUDO ISSO QUE ESTOU LHE AFIRMANDO ESTA DOCUMENTADO E NO AUDIO DAS REUNIÕES, ENTÃO CUIDADO COM O QUE FALA E PUBLICA, PORQUE NEM SEMPRE O QUE LHE DIZEM É A VERDADE ABSOLUTA.

    ResponderExcluir
  2. O VERDADEIRO PREFEITO, E O UNICO DE DIREITO, POIS FOI ELEITO PELO POVO, ESTA RETORNANDO DED ONDE MUNCA DEVERIA TER SAIDO. ESTAREMOS ESPERANDO POR ELE NO ARC, AS 10 HORAS DA MANHA, IREMOS VIR EM CARRIATA ATE NOS JUNTARMOS COM OS SEUS ELEITORES QUE FICARAM ESPERANDO POR NOS NO TRIANGULO DE NOVA OLINDA-SANTANA, ONDE SAIREMOS PARA SANTANA, ONDE FAREMOS UMA GRANDE FESTA.
    OBS: NÃO PRESIZAREMOS IVADIR A PREFEITURA, SEM ORDEM JUDICIAL, COMO FOI FEITO, A POUCOS DIAS POR VANDALOS ALCOOLIZADOS, CHEFIADOS POR ANA DE ABREU MACHADO.
    A, FOI PEDIDO A INTERDIÇÃO DO JUIZ DA COMARCA, O QUE DIZ RESPEITO, A ASSUNTOS POLITICOS, VISTO QUE, O MESMO ORIENTOU OS VERIADORES DA CAMARA, A AGIREM COMO FIZERAM, SENDO ASSIM, INTERFERINDO DIRETAMENTE NO SEU JUGAMENTO. COMO PODE ELE JUGAR IMPROCEDENTE UMA AÇÃO QUE ELE MESMO ORIENTOU.
    ENTÃO FICA AQUI O NOSSO CONVITE A TODOS QUE QUISEREM SE JUNTAR A NÓS, NESSE MOMENTO HISTORICO DO NOSSO MUNICIPIO.

    ResponderExcluir