terça-feira, 22 de maio de 2012

Nova Olinda ocupa a primeira posição dos Resultados do Spaece-Alfa 2° ano


Durante a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota 10 promovido pelo governo do estado através da Secretaria de Educação Básica – SEDUC, ontem, dia 21, às 9h, no auditório do Centro Administrativo Cambeba do governo do estado em Fortaleza, a cidade de Nova Olinda foi destaque com a maior  média dos estudantes do 2º ano no estado do ceará. Dentro do chamado nível de proficiência ajustada a nota dos estudantes novo-olindenses foi de 282,4.

Além disso, três escolas da rede municipal de ensino do município de Nova Olinda receberam o Prêmio Escola Nota Dez por terem obtidos os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) entre  150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5), demonstrando excelente desempenho da educação básica do município dentro do Sistema Permanente de Avaliação Básica (Spaece-Alfa).

Foram premiadas as escolas Alvim Alves (Serra do Zabelê), José Liberalino (Vila Alta) que recebe o título pela segunda vez, 15 de novembro (Sítio Tabuleiro).

Em recente entrevista a Rádio Nova Olinda Fm a secretária de educação do município, Vanda Lúcia Sampaio (Foto), destacou que o prêmio funciona como política indutora para as escolas melhorarem seus resultados onde a aprendizagem do aluno está focada na disseminação de boas práticas de gestão e pedagógica tendo como meta a melhoria constante dos índices de aprovação para mais e a redução dos índices de evasão e de reprovação.

Durante a solenidade, na sede do governo do estado em Fortaleza, os primeiros 12 municípios com melhor avaliação no Spaece Alfa-2º ano receberam um troféu das mãos do Governador, foram eles: Nova Olinda (1º lugar), seguido de Abaiara, Mucambo, Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Tarrafas, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Pires Ferreira, Guaraciaba do Norte, Pedra Branca e Forquilha. O mesmo aconteceu em relação à avaliação Spaece Alfa 5ºano, que avalia o nível de educação em relação as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Cid Gomes também fez a entrega de premiação aos 12 municípios que já se encontram com seus alunos no nível adequado. Os municípios que alcançaram o nível desejável foram: Mucambo, Solonópole, Abaiara, Sobral, Jijoca de Jericoacoara, Penaforte, Brejo Santo, Groaíras, Graça, Pedra Branca, Potiretamama e Pires Ferreira. 

O evento contou com a presença do Ministro da Educação Aloizio Mercadante, do Governador do Estado Cid Ferreira Gomes, da Secretária da Educação Maria Izolda Cela Coelho, do prefeito Afonso Domingos Sampaio, da secretária de educação do município Vanda Lúcia Sampaio e de diretores das escolas premiadas.

A Seduc  avalia que, gradativamente, os municípios estão constatando que o alcance de bons resultados de alfabetização das crianças passa por uma melhor organização da Secretaria da Educação e por mudanças nas práticas de gestão. Estão percebendo que diagnosticar e planejar, juntamente com acompanhar e avaliar o trabalho, são ações que rendem bons frutos.

De acordo com o governo do estado um total de 244.785 crianças matriculadas no 2º e 5º ano do ensino fundamental de 4.519 escolas públicas foram avaliadas em 2011.

Esses resultados servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino. A avaliação permite ainda aos professores, diretores, pais, técnicos e gestores dos municípios um acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos alunos nos primeiros anos da escolaridade.

ENTENDA MELHOR
Spaece-Alfa
O Spaece-Alfa foi implantado em 2007 em função da prioridade do Governo, expressa por meio do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) que tem como meta garantir o sucesso da alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública de ensino até os sete anos de idade. O Paic beneficia os 184 municípios com apoio técnico e financeiro para a gestão municipal, avaliação, formação de professores, aquisição de material didático e de literatura. O Programa está focado em cinco eixos fundamentais: educação infantil, gestão pedagógica da alfabetização, literatura infantil e formação do leitor, gestão municipal de educação e avaliação externa.


Escola Nota 10
Para reconhecer o esforço em prol da alfabetização logo nos primeiros anos de escolaridade, o Governo do Estado instituiu o Prêmio Escola Nota Dez. Em sua quarta  edição, a premiação é destinada às 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e 150 unidades públicas que obtiveram os melhores resultados do 5º ano, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar –  (IDE  5).

Um comentário:

  1. Parabéns ao município de Nova Olinda por mais essa vitória na área da educação.Tudo que os governantes investirem para que a população tenha uma escola de qualidade é louvável.

    ResponderExcluir